sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Jediísmo

Jediísmo

jedaismo
Quando George Lucas criou a famosa série de filmes Star Wars, dificilmente já imaginava que sua obra seria o embrião de uma nova religião. Com a criação das produções, surgiu uma comunidade de aficionados, portando falsos sabres de luz, vestindo capuzes e acreditando que a “força” realmente existe.
Segundo a mitologia de Star Wars, a Força é a energia que mantém o universo unido e flui através de todas as coisas materiais. Esse conceitos juntos só se encontram em Star Wars, mas certamente são facilmente achados isoladamente em outras seitas, especialmente algumas orientais.
Basicamente, Jedis são monges, cavaleiros capazes de controlar e usar a Força, e vinculados por um código de moralidade e justiça. Os adeptos do Jedaísmo acreditam ser Jedis na vida real. O Reino Unido é o maior antro dessa seita, onde 390 mil pessoas declararam sua religião como sendo “Jedi”. Também estima-se haver 70 mil Jediístas na Austrália, 53 mil na Nova Zelândia e 20 mil no Canadá.
O Jediísmo tem sido referido como uma mistura do taoísmo e do budismo, que também incorpora elementos de cavalaria medieval. Não há nenhuma doutrina teológica formal, razão pela qual tudo isso é vagamente conhecido como o “Código Jedi”. Existe um boato, não confirmado, de que os Jedi mais velhos obrigam os aspirantes a adeptos a sentar em uma sala escura e assistir a trilogia original 16 vezes seguidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário